Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

O hábito da leitura

Quem nunca abriu um livro ou leu uma mensagem? A leitura está no nosso dia a dia, ela é um exercício diário com muitas utilidades, ela pode ser uma forma de entretenimento, um meio para se informar e a forma mais simples de se obter conhecimento.

  O processo de leitura é capaz de auxiliar no desenvolvimento de habilidades, estimular o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa além de, desenvolver a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.

  Segundo o Instituto do Cérebro (InsCer) e professor da Escola de Ciências da Saúde e da Vida Augusto Buchweitz, ler pode atuar como um exercício que estimula o cérebro aponta ele “O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem, funciona como um exercício para o cérebro.

Estudos também apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline fay (coordenadora do curso de licenciatura em Letras com ênfase na Língua Inglesa) quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral O que ajuda a atrasar sintomas de doenças como demência e Alzheimer. De acordo com ela não tem um tempo predeterminado para a leitura porem, independente das horas que gastamos lendo o importante é desenvolver o abito de leitura.

Uma relação mais direta da leitura com a saúde e que o habito de ler pode reduzir significativamente o estresse. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Sussex em Londres mostrou que ler ajuda a reduzir em até 68% os níveis de estresse, diminuindo a frequência cardíaca e aliviando a tensão dos músculos.

2 Livros que auxiliam a ter uma melhor saúde

  • O poder do Hábito
    • Charles Duhigg, repórter investigativo do New York Times, mostra que a chave para o sucesso é entender como os hábitos funcionam, e como podemos transformá-los. Assim podendo trazer através dos hábitos melhorias gigantescas como na sua produtividade, estabilidade financeira, saúde e felicidade
  • Saúde plena: equilibre sua alimentação e seus hábitos para uma vida mais feliz
    • O livro tem como assunto principal o que é necessário para ter uma saúde plena, porém com sensatez e muito foco em buscar o equilíbrio, visto que cada pessoa tem um organismo único. Isso tudo através de hábitos saudáveis moldados para cada indivíduo.

Portanto, conclui-se que, devemos criar um habito de leitura a fim de melhorar nossos níveis de saúde mental e bem estar, diminuindo o estresse, a chance de adquirir doenças degenerativas.

Referencias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: