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Método Win Hof

“Se você aprender a usar sua mente, tudo é possível”, é o que diz o atleta e palestrante holandês, Wim Hof, muito conhecido por ter ficado cerca de 2 horas imerso em um cubo de gelo, ou por ter feito uma meia maratona descalço em gelo e neve. O mesmo foi o criador do método que tem o nome do mesmo, e diz que qualquer um pode chegar onde ele chegou! Vamos conhecer um pouco desse tal método?

O que é esse tal método Wim Hof?

Bem, segundo estudos, O método Wim Hof busca, a partir de exposições ao frio e uma técnica de respiração, aumentar a oxigenação das células do corpo, expelindo o máximo de gás carbono do nosso corpo, e canalizar o máximo de gás oxigênio. Desse modo, o pH do corpo se tornara mais alcalino, fazendo com que os sensores de acidez não funcionem como normalmente, prejudicando nossos receptores sensoriais, diminuindo nossa percepção de dor.

Como funciona?

Obs. Antes de aprender a como realizar este método é importante saber que sempre se deve realizar esses exercícios em lugares seguros, já que nele ocorre certo risco de desmaio, por isso deve ser feito com auxilio de um adulto responsável. Tendo isso em mente, vamos para o passo a passo.

O método é constituído de basicamente 3 pilares:

  1. respiração
    • O primeiro pilar é a respiração, que consistem em 3 etapas. Antes de tudo, fique em uma posição confortável, em que você possa expandir seu peito livremente. Após isso, inspire profundamente, e deixe o ar sair suavemente de seu corpo, e repita esse processo por trinta vezes. Obs.: ao realizar essa parte, você pode sentir pequenas tontura, alfinetadas no corpo e outras sensações, mas não a pare, isso é normal de ocorrer. Depois das trinta respirações, encha seu pulmão de ar, em seguida esvazie-o e prenda a respiração, mas respeite seus limites. Em seguida puxe o máximo de ar novamente e prenda o quanto você conseguir. Após todo o processo, repita-o mais 3 vezes, e a cada vez que realizá-lo, sua capacidade de reter ar vai aumentar cada vez mais.
  2. Pequenos exercícios e alongamentos
    • O segundo pilar são pequenos exercícios e alongamentos. Como o próprio nome diz, consiste na realização de pequenas atividades físicas como flexões e polichinelos. Ao decorrer dessa etapa é possível notar uma melhor disposição para realizá-los.
  3. exposição ao frio
    • Por último, mas não menos importante, a exposição ao frio. No início, tome um banho normal, e depois tome 30 segundos de banho frio, para que você se acostume com a sensação (caso sinta um tremor muito grande, dormência ou algo do gênero, aumente a temperatura imediatamente). Aumente gradativamente a quantidade de tempo, até que você não precise mais começar pelo banho quente.

Quais os benefícios desse método

https://youtu.be/9Ejx1GV247k

Várias pessoas que realizaram essa prática, elas disseram que sentem mais disposição, como diz o influencer Douglas Flamino, do canal Experiências Flamino, que após os banhos gelados sentiu a sensação de que “pode fazer tudo”. Também é dito que há uma melhoria o sistema imunológico das pessoas, que por mais que não se saiba cientificamente por quanto tempo essa melhoria dura, é inviável dizer que ela não ocorre. Além de tudo isso, também é perceptível certo equilíbrio dos níveis hormonais, melhora da qualidade do sono, aumento dos níveis de oxigênio no sangue, combate ao estresse e depressão, mais energia e humor.

Referencias

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