Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora

Como o ambiente influência sua saúde

A genética não determinada nada, o que determina realmente é o ambiente, alguns exemplos são que as pessoas não possuem genes que as fazem correr ou nadar, não temos um gene para ser jogador de futebol, mas, entretanto, você pode ter um gene que predispõe você a buscar novidades e seu cérebro pode ver a droga ou um livro como uma novidade, outro exemplo é quando você se estressa com seu chefe, você não tem um gene q faça isso acontecer, mas seu eixo hipotálamo pituitária adrenal, que é o eixo q responde ao stress pode ser mais sensível ai o chefe que nesse caso é o seu gatilho ambiental liga esse eixo, com isso podemos dizer que o gene não comanda nada, o gene somente está ali, mas conforme o ambiente age sobre o gene, faz ele produzir uma resposta.

O que eu quero dizer com tudo isso é que o que vai determinar seu comportamento é o ambiente, sendo um comportamento autodestrutivo usando drogas ou um leitor ávido é o ambiente que você cresceu que faz com que você tenha esses comportamentos.

Para você ter controle do ambiente e fazer com que ele esteja ao seu favor, temos que começar a filtrar nosso ciclo de convivência, segundo a teoria do escritor americano Jim Rohn, nós somos a média das cinco pessoas com quem mais passamos tempo conforme convivemos.

Com pessoas ao nosso redor, podendo ser nossos familiares ou amigos, você constrói uma forma de você interpretar o mundo, assim construindo uma lente no seu cérebro você enxerga o mundo por ela e essa lente gera distorções cognitivas, que nada mais é que maneiras distorcidas com que as pessoas interpretam as situações a que são submetidas, um exemplo é se você é uma pessoa que tem uma crença de incapacidade você se sente incapaz, você começa a fazer um Cherry picking, começa a ver somente as coisas que você foi incapaz.

Isto não passa de uma construção que nós fazemos durante a vida, nossos familiares e amizades vão colocando isso na sua cabeça e sedimentando dentro das camadas que faz você construir uma ideia que você é uma pessoa incapaz.

Outro exemplo é que imagine que você acabou de ser contratado para trabalhar em alguma empresa, está animado para começar e disposto a fazer a coisa acontecer. Mas então, logo nos primeiros dias você se depara com seus colegas de trabalho desmotivados e que só reclamam e falam mal do chefe.

Nessa ocasião, o que é mais provável? Você mudar seus colegas ou eles te mudarem?

Você agora deve estar se perguntando como eu faço para mudar isso?

Uma das coisas que você pode fazer para mudar isso é bem simples, apenas filtre seu ambiente saia da bolha que você convive, tome cuidado com as pessoas que você anda, e as amizades q você cultiva e com familiares que você da corda. Outra maneira de você fazer isso é convivendo com suas referências

“mas como fazer isso se nem mesmo eu as conheço pessoalmente”? simples pra você conviver com uma pessoa você não necessariamente precisa estar no espaço físico com ela como por exemplo usar a internet pra isso. Entre em podcasts, livros e cursos online, de determinadas referências.

Eu tenho certeza que muito de suas referências e ídolos estão neste exato momento falando o que você precisa absorver, basta você ir atrás.

Vou partindo agradeço a atenção agora fiquem com uma frase de José Ortega y Gasset
“Civilização é, antes de mais nada, vontade de convivência.”

Fontes

Elsen Delanogarehttps://www.youtube.com/c/CanaldoEslen
Distorções Cognitivashttps://iptc.net.br/distorcoes-cognitivas/
Poder do ambiente no desenvolvimento cerebralhttps://www.fronteiras.com/assista/exibir/o-poder-do-ambiente-no-desenvolvimento-cerebral
Somos a média das pessoas que mais convivemoshttps://jornal140.com/2019/08/05/somos-a-media-das-pessoas-com-quem-mais-convivemos/

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: